“Um futuro melhor”

Uma conversa num sábado à tarde

Arthur:  Thanuci, “fazer a sua parte” é algo que funciona? Não dá pra ser mais agressivo?

Thanuci:  Que pergunta difícil!, mas ó: fazer a sua parte funciona. Quer dizer “funciona”. Fazer a sua parte não se resume em apenas agir em cima de um problema, como por exemplo, separar seu lixo e dar um destino correto a ele. É preciso dispersar esta prática, e cativar o outro para que faça o mesmo. Não estou falando em alienação, em obrigar as pessoas a agir de determinada maneira. Estou falando de educar o outro, sabe? Explicar para o outro que isso vai ser bom pra mim, pra você e vai ser bom para todos. Isso se chama educar para autonomia.

Arthur: Sei… Mas é muito difícil mudar práticas habituais. Tipo jogar lixo na rua. Nossa, é muito comum e todo mundo sabe que é errado!

Thanuci:  Exatamente, as pessoas sabem que é errado mas elas ainda não entendem que isso prejudica o outro e que boas práticas podem ser boas para todos. Quando uma pessoa sabe que faz errado, mas mesmo assim faz, dizemos que ela não é autônoma, que ela não entende que aquilo é melhor para todos.  Ela obedece ou não pelo simples fato da regra existir.

Arthur: Hum..

Thanuci: Piaget explica isto, e a educação para autonomia é muitas vezes utilizada em crianças, para que elas desde cedo aprendam a cooperar e a colaborar, entender o que as suas ações relfetem na vida do próximo.

Arthur: Mas você acha que as políticas atuais de ensino tão caminhando pra “um futuro melhor” (não gosto dessas expressões clichês)

Thanuci: Sinceramente, não estão. Estão no caminho oposto, infelizmente.

Arthur: Como assim?

Thanuci: Nossa educação é verticalizada. Ela é centrada em um mestre que despeja coisas nos alunos (julgados então sem conhecimento e ignorantes). Não há cooperação.

Arthur: Entendi. Eu concordo com isso.
=/
A Thanuci é uma amiga que eu conheci através do meu amigo Rafael que faz faculdade de Biologia na Unicamp com ela. Ela escreve no http://www.radarverde.com.br/ e é colaboradora no http://scienceblogs.com.br/rastrodecarbono/
entendi
concordo nisso
*com isso
Thanuci: respondi? Falei tanto… não sei se consegui explicar.
bom, estou correndo pra ir na missa. é bodas da minha mãe
me: me ajudou muito!!
muito obrigado pela participação no Arthur Talk Show
Thanuci: qualquer coisa te mando email depois
bj
me: Uma salva de palmas pra Thanuci!
bj
Thanuci: ahahahha
to indo na missa
se cuida manolo!
Deixe um comentário

